Os docentes e técnicos do Departamento de Educação Especial, acompanhados pelo Diretor da escola, Dr João Paulo Mineiro, deslocaram-se às cidades de Copenhaga (Dinamarca) e Malmoe (Suécia) entre os dias 3 e 6 de junho, no âmbito do Projeto "Práticas de Educação Inclusiva na Europa".
Esta visita teve como objetivo conhecer as práticas de educação inclusiva na Suécia; compreender de que forma as pessoas que apresentam algum tipo de limitação são integradas na sociedade após a escolaridade mínima obrigatória e conhecer as condições gerais de acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos públicos e na via pública.
Na cidade de Malmoe, foi realizada uma reunião presencial na Borgarskola.
A Borgarskola, é uma escola secundária situada em Malmoe (Suécia) que dispõe de oito programas educativos distintos e conta com 1400 alunos, 120 professores, 3 professores de educação especial, 3 enfermeiros, 2 Orientadores de Educação e Carreira e 2 conselheiros escolares.
Com esta reunião foi possível constatar que as práticas de educação inclusiva aplicadas são muito semelhantes às de Portugal, privilegiando-se uma abordagem na qual o docente de educação especial é responsável por analisar as necessidades dos alunos e da respetiva turma, por participar ativamente na organização dos ambientes de aprendizagem e por auxiliar os restantes docentes na implementação das medidas.
Por outro lado, foi possível constatar que o modelo de organização da Borgarskola é distinto do da nossa escola. Na Suécia os técnicos especializados não estão afetos às escolas, sendo apenas solicitados quando necessário (parcerias externas).
Ainda em Malmoe, foi realizada uma visita à biblioteca inclusiva Malmö Stadsbibliotek. Esta é uma biblioteca que apresenta uma arquitetura moderna e diferenciada com um edifício muito interessante, um espaço agradável e convidativo, para relaxar, brincar, ler, estudar ou trabalhar. A biblioteca tem um grande espólio de literatura mundial, seções diversas, multimédia, jogos, arte, música, cinema, medialab, computadores, áreas de estudo, cafés de idiomas e muitos eventos.
A seção infantil (0 aos 3 anos) é especialmente impressionante com livros numa ampla variedade de idiomas, jogos, materiais, mobiliário adaptado e muitas áreas para apenas sentar e ler/relaxar. A biblioteca tem mais do que apenas livros, liga o conceito de lazer à leitura, está preparada de acordo com os interesses e vontades do público o que a torna um espaço atrativo e convidativo.
Foram ainda realizadas atividades para conhecimento cultural e interpessoal. Foram visitados alguns espaços emblemáticos com os Jardins do Tivoli, Pequena Sereia, Castelo Rosenborg, Rundetarn, Palácio de Amelienborg e de Christiansborg, Borsen, Christiania e Nyhavn em Copenhaga e o Malmo Castle, Slottsträdgården, Lilla torg e Stortorget em Malmoe.
Comments