The Hazeley Academy
No âmbito do Projeto "Práticas de Educação Inclusiva na Europa", os docentes Célia Prata, Francisco Fernandes e Luís Freire e as técnicas Raquel Crespo, Daniela Coelho e Diana Jarmelo deslocaram-se a Londres para conhecer a Hazeley Academy.
A Hazeley Academy é uma escola secundária situada em Milton Keynes, com cerca de 1500 alunos dos 11 aos 18 anos. A organização desta escola difere das escolas em Portugal. Os horários dos alunos e dos professores são ajustados a cada duas semanas e para cada área curricular os alunos são agrupados por competências, permitindo desta forma a criação de grupos mais uniformes e, consequentemente, um ensino mais individualizado. Embora, todos tenham uma turma "base" e um diretor de turma, com quem reunem todos os dias na primeira meia hora da manhã.
Todos os professores da escola são formados em Educação Inclusiva pois no início do ano letivo, os professores de Educação Especial promovem uma semana de formação (obrigatória), onde são abordadas diferentes temáticas e patologias, de acordo com a diversidade de alunos existentes. Ao longo do ano letivo, os docentes de Educação Especial são responsáveis por analisar as necessidades dos alunos e da respetiva turma e por auxiliar os restantes docentes na implementação das medidas.
Durante a viagem foram ainda realizadas atividades para conhecimento cultural e interpessoal. Foram visitados alguns espaços emblemáticos como a Universidade de Oxford, o Big Ben, a Tower Bridge, o Palácio de Buckingham, a Abadia de Westemister, o London Eye e o Museu Madame Toussou.
Comentarii